31 de janeiro de 2011

A história da Nossa Diocese! Afogados da Ingazeira.





 Imagem do altar mor central da Igreja.


     Em 13 de janeiro de 1957, domingo, o Jornal do Comercio do Recife, em Notícias do Interior, publicava:

     A cidade dos Afogados da Ingazeira no interior de Pernambuco, viveu um de seus grandes dias ultimamente, quando ali se realizou, a 1º de janeiro de 1957, a festa do padroeiro Bom Jesus dos Remédios. Essa festa vem ocorrendo há vários anos; porém a deste ano se revestiu de um brilhantismo muito maior e mais justificável, em virtude de circunstâncias especiais, que a assinalaram: é que, recentemente, foi criada a Diocese dos Afogados da Ingazeira, com sede naquele município. E isto deu motivo as mais justificadas expansões de alegria e contentamento, por parte dos afogadenses, em cujo número - pelo nascimento, se inclui o Monsenhor Arruda Câmara, que é uma das figuras de grande expressão no clero e na política brasileira".

     "Aspecto Festivo da Cidade - Encravada no alto sertão de Pernambuco, Afogados da Ingazeira é uma das mais prósperas cidades daquela região; constituindo, ainda, um dos mais fortes e inexpugnáveis bastiões da fé católica em nosso Estado. E na sua fisionomia festiva e alegre levava-se a efeito mais uma homenagem ao padroeiro - o Senhor Bom Jesus dos Remédios, comemorando-se a criação da diocese afogadense - fruto da persistência, do dinamismo e, sobretudo da fé de Monsenhor Arruda Câmara, que já foi cognominado, justamente, de 'Bispo do Sertão' pernambucano.

     O Pontifical Solene, da festa de Bom Jesus dos Remédios, que foi celebrado por Monsenhor Arruda Câmara, em meio ao maior contentamento do povo.

     O Camareiro Secreto de Sua Santidade, o Papa Pio XII, tem conseguido - com a sua persistência e seu amor à gleba onde nasceu - grandes benefícios e melhoramentos, que se traduzem pela instauração da Comarca, a Escola Normal, os edifícios dos Correios e Telégrafos, da Maternidade e Hospital (este, em vias de conclusão); o serviço de abastecimento d‘água, quase concluído; a chegada da Estrada de Ferro e muitos outros, de alta relevância para o próspero município sertanejo.

     A Nova Diocese - Como já se disse, a criação da nova Diocese foi fruto da persistência e da tenacidade de Monsenhor Arruda Câmara que conseguiu com os argumentos indispensáveis dos fatos, interessar aos altos círculos eclesiásticos e canônicos do Vaticano naquela realização; tendo S.Santidade o Papa Pio XII assinado a respectiva Bulla no dia 2 de julho de 1956.

     Como criador virtual da Diocese de Afogados da Ingazeira, Monsenhor Arruda Câmara é, também, o organizador do Patrimônio Diocesano. Tanto assim que já obteve dos poderes públicos, de entidades de classes e de particulares os meios para a construção do Palácio Episcopal e do Ginásio, já equipado e funcionando no edifício da Escola Normal; e bem assim os demais preparativos para a sede do episcopado afogadense.

     A Criação da Diocese de Afogados da Ingazeira - Cumpre assinalar - tem despertado um notável surto de desenvolvimento e progresso na velha cidade sertaneja de Pernambuco.

     Quando estas notas estiverem sob as vistas dos leitores, provavelmente já se terá tido conhecimento da nomeação do primeiro Bispo que, segundo informações de Monsenhor Arruda Câmara (não revelou o nome do titular, porque se trata de segredo pontifício), será pernambucano do interior.

     No momento, a diocese está sendo regida por Monsenhor Luiz Sampaio, seu administrador apostólico e vigário capitular de Pesqueira. Esse ilustre sacerdote tem dado eficiente e zelosa cooperação ao preparo e à instalação do novo Bispado; tendo sido alvo de grandes manifestações de simpatia por parte do povo, na festa do dia primeiro.

     Igualmente, Monsenhor Arruda Câmara tem recebido importantes ofertas de materiais e de cousas necessárias à Diocese; merecendo menção especial o artístico Trono Episcopal, confeccionado no Rio de janeiro pelo preço de Cr$ 75.000,00, e doado pelo alto comerciante afogadense José Correia de Siqueira.

     A lista de benfeitores, disse-nos Monsenhor Arruda Câmara, será publicada com o balanço das despesas, após a conclusão de todos os trabalhos. Será - frisou - uma prestação de contas aos que, generosa e cristamente contribuíram e vêm contribuindo para a instalação da nova diocese.

     Afogados da Ingazeira é uma cidade moderna, com belos edifícios públicos, como o Posto de Saúde, recém-construído pelo secretário Artur Coutinho; o Posto de Puericultura, o Aeroclube, o Grupo Escolar, etc.

     Dados sobre a diocese - Essa velha aspiração de Monsenhor Arruda Câmara e do povo de Afogados da Ingazeira foi acolhida benevolamente pelo Santo Padre Pio XII, tendo sido criada em 16 de julho de 1956, em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife. A Bulla Pontifícia foi assinada no dia 2 daquele mês e ano.

     Território - O novo bispo abrange as paróquias dos Afogados da Ingazeira, Itapetim, São José do Egito, Tabira, Carnaíba, Flores, Triunfo, Serra Talhada e São José do Belmonte, num total de nove paróquias, constituindo um terço da Diocese de Pesqueira de que foi desmembrada. Conta com uma população de 220.000 almas.
Patrimônio - O patrimônio da nova Diocese é constituído de mil e duzentas (1.200) apólices rodoviárias do Estado; sendo mil (1.000) doadas pelo Governo Estadual, e duzentas (200) obtidas por 
Monsenhor Arruda Câmara da Associação Comercial e de particulares. Esse patrimônio se encontra à disposição do novo Bispo uma vez eleito e empossado que receberá uma Diocese das mais bem instaladas e dotadas do Estado. 

     O Monsenhor Arruda Câmara - Já foi dito, em linhas gerais, que a criação da Diocese dos Afogados da Ingazeira resultou do interesse, da persistência e da fé do Monsenhor Arruda Câmara, que conseguiu convencer a Santa Sé a criar esse Bispado em Pernambuco, com sede na sua cidade natal. Mesmo assim, é preciso que se diga mais alguma coisa, embora sem dizer-se tudo: Monsenhor Câmara tem sido um político a serviço da Igreja e um sacerdote nos altos círculos políticos do país, e dos interesses de Pernambuco e do Brasil. Sua ação tem-se feito sentir em todos os setores: do pastoreio das almas à defesa daquilo que representa para o nosso Estado aos anseios mais justos e dignos, no terreno material.

      E como corolário de toda essa intensa e laboriosa atividade, consegue, ele, para a sua terra, um Bispado, traduzindo na sua transcendência espiritual e no valioso patrimônio material de que se acha dotado".      


Fonte: Afogados da Ingazeira Ontem e Hoje.



Dom Egidio Bisol (atual bispo diocesano, mais preciso nosso pastor).

O Carnaval está ai, você sabe para onde vai? Venha conosco!

                       O encontro de Carnaval acontecerá nos dias 04, 05, 06, 07 e 08 de março (carnaval) na cidade de Santa Teresinha - PE, Diocese de Afogados da Ingazeira. O encontro é realizado para aqueles jovens que não querem deixar de serem jovens porem não querem deixar de serem santos. Venha para o encontro é uma experiência única, venha sentir o fogo do Espírito Santo te consumir de amor. O preso? Sim... O preso, está assecivel para todos, caso você queira ir fale com um dos membros da RCC em Belmonte ou fale com o coordenador Bruno, ou vá as adorações dominicais do grupo na Matriz São José, apartir das 14horas. Venha sentir o nosso DEUS MAIS PERTINHO DE VOCÊ'...

Santa Missa Presidida pelo Pe. Mairton (Reitor do Seminario São Judas Tadeu, localizado em Triunfo - PE)
Adoração...
Missa de enceramento, presidida pelo Monsenhor, na época, administrador diocesano.



 Imagens do Encontro de Carnaval de 2009, em Santa Teresinha.

EJC (Encontro de Jonvens com Cristo)...



A coordenação do EJC comunica que estão abertas as inscrisões para o mesmo grupo, elas estão sendo feitas na Secretária Paróquial com a secretária Selma, as inscrições vão até o dia 07 de fevereiro (data marcada para entrega das fixas de inscrições) os inscritos serão recepcionados por um casal "os pais adotivos", os quais o encaminharam para os encontros mensais e o encontro geral, com duração de 3 dias na nossa cidade. A taxa de inscrição custa apenas 10,00 reais, valor esse que será custiado no encontro como almoço, etc. Mais informações na Secretaria Paroquial ou com algum membro ativo do EJC da nossa Paróquia.


Venha louvar a DEUS  de uma forma jovem e santa venha ser EJC'

Leitura orante da Biblía.



1º Invoquemos o Santo Espírito de Deus:
Vinde Espirito Santo enchei os corações dos vossos fiéis ascendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, o vosso Espírito Santo e tudo será criado e renovareis a face da terra. 
Oremos: Ó Deus, que instruistes o coração dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. AMEM.

2ºAgora vamos abrir a nossa Biblía em 1 Coríntios capítulo 1, versículos 26 ao 31. 


3ºParemos um pouco e pensemos: O que de bom essa leitura tras pra minha vida? E reflita comigo...


4ºUm breve comentario:
Cristo nos escolheu antes mesmo de nos ter formado, e quando sentimos realmente sua presença, queremos abandonar tudo e segui - lo. Cristo não quer jovens por impulso e sim jovens de convicções, que tenham opnião e saibam realmente ser jovens e santos, mais voltando ou assunto. No livro de Coríntios, ele nos revela coisas que por obrigação de sermos católicos deveriamos saber, DEUS  escolheu os poucos que aqui entre nos estavam e ainda hoje escolhe os menos favorecidos de amor, ou até certas condições mais DEUS  não olha a situação financeira de ninguem, ele quer apenas nosso coração, corações adoradores para ver e sentir o CRISTO JESUS cada vez mais, Ele escolhe o que o mundo despresa ele quer os que estão perdidos, para que ELE  possa os restaurar. Mesmo os escolhidos não devem se orgulhar na presença de DEUS. Porque é pela iniciativa de DEUS  que vocês existem em JESUS CRISTO, porque "AQUELE QUE SE GLÓRIA, QUE SE GLÓRIE NO SENHOR".

"Lembra-te SENHOR..."



"Lembra-te, Senhor de que sou tua criatura.
Lembra-te de que me fizeste nascer para a vida.
Eu não existia e Tu me concebeste em Tua mente. 
Tu me tiraste do nada, e me deste a graça de responder-te: eu existo.
Pela Tua secreta providência, Tu me guiaste, pela estrada da minha existência.
Dispuseste as etapas da minha caminhada.
De longe me chamastes a fim de que de perto eu Te responda.
Foi assim que comecei a existis, criatura de Tuas mãos, argila disforme e imagem do Teu semblante.
Restaura-me à Tuas semelhança, ó Senhor, sem me julgar se eu a esqueci.
Mas as Tuas mãos são suaves, suaves mesmo quando me põem à prova.
Tuas mãos aliviam e sustentam. Tuas mãos castigam e vivificam.
Eu lhe entregarei a minha vida.
O dom que Tu me deste, eu confiarei a Ti.
Lá onde nada se perde, eu perderei o meu ser.
Em Ti, ó Senhor, o meu principio e o meu fim".

                                                                          Papa Paulo VI

Ó Virgem de Fátima...


Ó Mãe bonissima, 
não me esqueçais se eu de Vós me esquecer;
Não  me abandoneis se eu Vos abandonar; 
Segui-me com Vosso celeste olhar e chamai-me se eu me afastar de Vós; 
Procurai-me se eu me esconder;
Ide ao encalço se eu fugir;
Atai-me se eu Vós resistir;
Damai-me caso eu me ponho em pé contra Vós;
Levantai-me ao cair, Reconduzir-me pelo vosso caminho se eu me transviar. 
                                      
                                                   Assim Seja.

A todos os jovens'

.:: O jovem não foi feito para o prazer,
mas para o desafio! .::

Senhor...

Palco da VIDA'


Você pode ter defeitos, viver ansioso
e ficar irritado algumas vezes,
mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.
E você pode evitar que ela vá à falencia.
Há muitas pessoas que precisam de você,
que o admiram e torcem por você.
Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.
Ser feliz é encontrarforça no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo amor dos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso,
mas refletir sobre a tristeza.
Não apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.

30 de janeiro de 2011

Santos de Calças Jeans'

                 As vezes, temos a noção de que para sermos santos seria necessário de um abto ou até mesmo uma batina... Mais não, para sermos "santo" basta ter-mos em nosso coração a vontade de ser um jovem de DEUS. Sermos jovens e santos na escola, em festas... Mesmo que seja um grande desafio. Certa vez lendo um livro da Canção Nova, o autor falava que Jesus tinha sido o primeiro twitteiro porque disse a Mateus: Vem e segue - me! Sejamos seguidores desse tão amavel homem, Cristo se faz pequeno e humilde para chegar até nós' Sejamos jovens e santos... SANTOS DE CALÇAS JEANS'