11 de fevereiro de 2011

Ó Virgem de Lourdes!

Ó Virgem puríssima,
Nossa Senhora de Lurdes,
que vos dignastes aparecer a Bernadete,
no lugar solitário de uma gruta,
para nos lembrar que é no sossego
e recolhimento
que Deus nos fala
e nós falamos com Ele,
ajudai-nos a encontrar o sossego
e a paz da alma
que nos ajudarem a conservar-nos
         sempre unidos em Deus.
          Nossa Senhora da gruta,
     dai-me a graça que vos peço
    e tanto preciso (pedir a graça).
       Nossa Senhora de Lurdes,
               rogai por nós.
                     Amen.

7 de fevereiro de 2011

Imagens do Retiro da IAM em Triunfo - PE.

                                           
                     Bruno Marins, Ianca Isabela, Ir. Dircilene, Millena e José Roberto; após a Santa missa.


 Nós jovens com o bispo Dom. Egidio Bisol.


 Terço Missionário

 Trabalhos em grupo.









 Dom. Egidio e José Roberto.






 Ir. Dircilene

 Ianca, Ir. Dircilene e Millena.

 Ciranda missionária, até o Bispo entrou na brincadeira.


 Apresentação dos trabalhos.

 Momento da ciranda...




Entrevista com o nosso Bispo Diocesano Dom. Egidio Bisol.

Na assembléia diocesana, ficou decidido à criação do COMIDE. Gostaríamos de saber se já esta em processo de implantação?

Dom. Egidio Bisol:
         
         O COMIDE (Comissão Missionária Diocesana) esta criada e em plantada na nossa diocese, como fruto da assembléia diocesana, o qual será encarregado para cuidar das obras missionárias da nossa diocese, formado por grupos e pastorais o COMIDE assim como a COMIPA, (Comissão Missionária Paroquial) tem a função de preparar seus missionários e animar as paróquias com incentivos e criatividades.
Se a Igreja de Cristo não for missionária, ela não é de Cristo. Por que Cristo foi o grande missionário.

Qual sua posição em relação às paróquias que ainda não implantaram a IAM (Infância e Adolescência Missionária)?

Dom. Egidio Bisol:

        As coisas de Cristo não são por oposição e sim por conscientização, vejamos:
Esperávamos para esse retiro não esperávamos essa grandiosa quantidade de jovens, as nossas expectativas estouraram tudo isso é fruto da conscientização.
Para levar adiante a criação de novas pastorais que vão vivificar as nossas paróquias e comunidades. Tornando-se cada vez mais missionários e missionários de Cristo Jesus.

Como foi a sua esperiencia com a Igreja e a sociedade de Roraima, em sua última visita ao estado?

Dom. Egidio Bisol:

         Com ar de graça, Dom Egidio Bisol, brinca conosco. Ele explica como foi sua experiência em Roraima; comparando as grandes dioceses do nordeste como a nossa de Afogados da Ingazeira e as de Roraima, são grandes diferenças, uma delas e o espaço territorial, esta diocese teria uma distancia de uma comunidade a outra mais 100 km de distância, então ficava difícil o aceso em algumas áreas de mata fechada, há lugares em Roraima que há uma celebração eucarística uma vez no ano, e todas às vezes com Padres diferentes, daí a falta de ligação da Igreja com algumas comunidades.
Há grandes comunidades indígenas em Roraima algumas pacificadas outras ainda arredias, mais o grande respeito pelo sacerdócio fazia com que aquele povo torna-se diferente. A evangelização torna-se uma missão difícil pela falta de missionários, padres.
Há grupos indígenas que perdem suas raízes e se tornam pessoas humilhadas e desprezadas em grandes centros urbanos. Certa vez estava no centro de Boa Vista (capital do estado) e havia grandes “Alt dor’s” com profissões de destaque, incentivando Boa Vista a se desenvolver, e lá tinha a figura de um médico, um engenheiro, um estudante; e a figura principal o INDÍGENA era desprezado. Não é por acaso que o povo de Roraima assim como o próprio governo justifica o atraso de Roraima sendo culpa dos Indígenas.  O grande problema é que a vida da Igreja esta sem conseguir se firmar; a igreja de Roraima ainda não consegue andar com as próprias pernas. Temos o objetivo de conhecer as realidades das igrejas que sofrem.

Bruno Marins da Paróquia São José em Belmonte – PE
Assessor da Infância Missionária e Representante da Infância no Baixo Pajeú.
 

3 de fevereiro de 2011

“Mestre, em teu nome lançarei as redes”


2º Congresso Continental de Vocações da América Latina 2011

        CARTAGO, quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011  - Desde 31 de janeiro, está sendo realizado em Cartago (Costa Rica), o 2º Congresso Continental de Vocações da América Latina 2011, com o slogan "Mestre, em teu nome lançarei as redes".
       Os participantes utilizam um documento de trabalho preparado pela Pontifícia Obra para as Vocações, pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e pela Conferência dos Religiosos da América Latina e do Caribe (CLAR). O documento reflete a realidade política, social, cultural e eclesial da América.
    Os redatores do documento afirmam aceitar os desafios da realidade atual e propõem examinar a consciência que os batizados têm da cultura vocacional; refletir sobre o plano do Pai para os seres humanos, nas circunstâncias atuais.
      Além disso, procuram apresentar a vocação batismal como foco central de toda a ação pastoral da Igreja; desenvolver a dimensão evangelizadora da promoção vocacional para a Missão Continental; definir os critérios para processos de itinerários vocacionais que respondam às circunstâncias atuais.
    Quanto à realidade eclesial, reconhecem que o Povo de Deus "valoriza os sacerdotes e religiosos, tem um grande carinho pelas mulheres consagradas e estima os missionários. Nele, podemos ver o crescimento de novos movimentos e a presença de novas formas de vida consagrada. Apesar dos aspectos positivos que nos alegram, observamos outros que nos preocupam. Há lugares sem presença religiosa ou sacerdotal, sem a Eucaristia dominical; há algumas tentativas de retorno a uma eclesiologia e espiritualidade contrários ao Concílio Vaticano II."
     A realidade vocacional é, para os redatores do documento, "a realidade da noite", mas valorizam os esforços incansáveis dos promotores vocacionais (sacerdotes, religiosos e leigos), a existência de programas de pastoral vocacional e a contribuição dos institutos de pastoral vocacional. E sentem "a urgente necessidade de rezar pelas vocações, conscientizar sobre a urgência de novas e santas vocações, promover e coordenar iniciativas vocacionais".
     Bento XVI enviou uma mensagem ao Congresso, na qual recorda que, em breve, o 1º Congresso Continental de Vocações da América Latina, organizado pela Santa Sé, pelo CELAM e pela CLAR, cumprirá 17 anos. Aquele evento, diz o Papa, "representou uma importante oportunidade para relançar a pastoral vocacional em todo o continente".
     Bento XVI destaca, em sua mensagem, que "a grande tarefa da evangelização requer um número crescente de pessoas que respondem com generosidade ao chamado de Deus e entreguem toda a vida à causa do Evangelho. Uma ação missionária mais incisiva traz como fruto precioso, juntamente com o fortalecimento da vida cristã em geral, o aumento das vocações de especial consagração".
     Entre os muitos aspectos que poderiam ser considerados para o cultivo das vocações, o Papa sublinhou "o cuidado da vida espiritual".
      "A vocação - enfatiza - não é o resultado de projetos humanos ou de uma estratégia organizativa. Na sua realidade mais profunda, é um dom de Deus, uma iniciativa misteriosa e inefável do Senhor, que entra na vida de uma pessoa, cativando-a com a beleza do seu amor e, consequentemente, suscitando uma entrega total e definitiva a esse amor divino."
     "A preocupação pelas vocações - conclui - ocupa um lugar especial no meu coração e nas minhas orações."
O hino aprovado em concurso para o evento, "Lance as redes", de Hênio dos Santos Silva, pode ser baixado do site do congresso: http://iglesiacr.org/principal/content/view/42/112/.



Fonte : http://www.zenit.org

Evangelho (Marcos 6,7-13)

Evangelho (Marcos 6,7-13)

Quinta-Feira, 3 de Fevereiro de 2011
São Brás


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-las dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.
9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!”
12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

RCC - Diocese de Afogados da Ingazeira... Retiro de Carnaval 2011!


Mais informações procure a coordenação da nossa cidade! Ou entre em contato com o nosso e-mail para maiores esclarecimentos:
e-mail e msn:
paroquia_saojose_belmontepe@hotmail.com

Apoio: Dom Egídio Bisol (Bispo Diocesano).
Presenças confirmadas: Clero Diocesano, Pe. Carlinhos, Lisboa, Concelho Diocesano da RCC. 

1 de fevereiro de 2011

Seguindo a voz do Pastor...



     "E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz." João 10, 4

     Bom dia meus irmãos amados!!! Que a paz do Cristo Ressuscitado esteja com cada um de vocês!!! Eu estava lendo o livro Ágape do Pe Marcelo Rossi, e num dos capítulos esse trecho bíblico fez morada no meu coração.

     Vamos hoje fazer uma breve e simples análise para nos levar a um aprofundamento melhor. "... as ovelhas o seguem...". Quando li isso daqui, fiquei encantado. A primeira pergunta que me fiz foi: A quem eu estou seguindo? Talvez muitos se espantem com essa pergunta, mas nós devemos ser bem sinceros consigo mesmos para responder isso, porque responder com a boca é muito fácil. E muitas vezes dizemos algo com a boca e fazemos o oposto com nossas atitudes.

     Muitas vezes dizemos que seguimos a Cristo, mas na verdade estamos seguindo o mundo. Eu digo isso com a maior sinceridade do mundo. Eu estou precisando parar, ir pra um "deserto", parar mais de acessar internet, de ler os vários livros que tenho, parar um pouco e buscar rezar mais, conversar com Deus, me abrir mesmo para Ele e não continuar nessa loucura que eu estou vivendo. Nessas horas lembro da frase do Pe Léo em sua última pregação: "Eu precisava passar por isso para me tornar um padre mais santo que eu não estava sendo". E nós será que estamos esperando alguma enfermidade para buscarmos a Deus de todo o coração?

     "... porque conhecem a sua voz.". Será que de fato conhecemos a voz de Deus? Sinceramente não!!! Ouvimos geralmente as vozes de nosso ego, as vozes de nossos orgulhos, as vozes de nossas acomodações, as vozes de negativismos, de sentimentos de culpa, as vozes dos ressentimentos, as vozes do passado que teimam em continuarem presentes. Isso sem falar que ouvimos as vozes que a mídia nos passa, a voz do BBB, as vozes das novelas, as vozes que o mundo nos passa.

     Achamos que isso não nos faz mal, mas o mal muitas vezes entra de forma silenciosa pelos nossos ouvidos. Por isso fica difícil de seguir a Cristo por que não conseguimos distinguir a voz Dele no meio dessas tantas vozes. Como conheceremos a voz Dele se não lemos a sua Palavra? Se não buscamos a intimidade com ele pela oração? Por isso quando vem um simples problema nós caímos feios, choramingamos para Deus... Ao invés de nos comportarmos como filhos amados de Deus, como ovelhas do Pastor, vivemos como ovelhas perdidas que não sabe onde está a voz do seu Pastor...

     Meus irmãos nós precisamos ser radicais. Ou a gente toma uma decisão concreta, e nos decidimos por Deus, ou vamos sempre ficar as margens do mar de amor infinito de Deus. Nos contentando com migalhas, quando Deus nos deu o PÃO DA VIDA, por completo. Que hoje nós tomemos essa atitude de procurarmos a voz do Pastor que é Jesus, o Pastor que a vida por suas ovelhas.

     Para finalizar uma frase de uma grande amiga que acho que se encaixa muito bem nesse contexto: "As lágrimas sozinhas não movem a Deus. O desespero não intimida a Deus. A manipulação não controla a Deus. A fé é a única voz que Deus respeita."

Pe. Léo Eterno

Entre em contato conosco...

paroquia_saojose_belmontepe@hotmail.com